Offline
Senador Weverton critica decreto sobre privatização do SUS
28/10/2020 17:20 em Brasil

O senador Weverton (PDT-MA) criticou o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro que autoriza a preparação de um modelo de privatizações para unidades básicas do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o parlamentar, a ação do presidente é o primeiro passo para a privatização e retiradas de direitos de acesso à saúde pública .“O SUS é patrimônio dos brasileiro, um sistema que salva vidas. Na pandemia, a sua importância ficou ainda mais evidente para todos. Não permitiremos o sue desmonte ou privatização”, declarou Weverton.O Brasil possui mais de 42 mil unidades básicas de saúde. Não há uma estimativa de quantas nem quais podem ser incluídas no plano de concessões.

O decreto de Bolsonaro inclui as unidades básicas de saúde nas opções do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República. Trata-se de um programa de concessões e privatizações. O texto prevê estudos “de parcerias com a iniciativa privada para a construção, a modernização e a operação de unidades básicas de saúde”.

“É um absurdo, especialmente agora, quando o SUS é a principal ferramenta de combate à pandemia principalmente para as pessoas de baixa renda. Vamos trabalhar para sustar esse decreto”, explicou o parlamentar.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!